Entendendo uma Mesa de Som (Mixer)

tl Entendendo uma Mesa de Som (Mixer)

Usadas para combinar, equalizar e controlar múltiplas fontes sonoras, as mesas de som já são equipamentos essenciais para qualquer aplicação de som. Por terem vários botões, controles, sliders e plugues, estes equipamentos carregam consigo a idéia de que são muito complicados para os usuários domésticos e amadores. Lendo este artigo, no entanto, você verá que isso tudo não passa de um mito e o uso de uma mesa de som, mesmo das mais simples, já fará diferença até mesmo para aquele cover acústico que você tanto queria gravar.

Apesar de existirem vários modelos específicos para cada tipo de aplicação – e podemos citar estúdios de gravação, sonorização de apresentações ao vivo, transmissões de rádio e TV em tempo real e a finalização da produção de diversos materiais como filmes, documentários e vídeos em geral -, a maior parte das mesas segue um mesmo padrão de funcionamento. Em síntese, cada canal de uma mesa possui uma entrada. Como exemplo, uma mesa de 4 canais possuirá 4 entradas, uma de 12 canais terá 12 entradas e assim respectivamente. O que torna as mesas de som tão úteis é justamente a possibilidade de receber diferentes sinais de todos estes canais e processá-los, de acordo com pré-definições de equalização e outros ajustes sonoros, em uma única ou mais saídas, de acordo com as necessidades de operação.

Resumidamente, os sinais sonoros de uma fonte chegam até a mesa por conexões de entrada (os chamados Inputs), são devidamente processados pela mesa de acordo com as pré-definições do usuário (o que poderíamos chamar de mixagem ou equalização), e estes sinais, já processados, são por fim enviados para as caixas de som e outras fontes de reprodução (o que chamamos de Outputs).

Indo um pouco mais além, com seu processamento integrado, uma mesa pode transformar sinais mono em estéreo, sobrepor canais, realizar fades entre canais diferentes, reverberar um mesmo canal e ainda aplicar muitos outros efeitos, deixando o som final ajustado ao ambiente, ao tipo de som reproduzido e muitas outras variáveis que interferem na definição de uma boa acústica.

Vamos ver alguns exemplos de mesas de som segundo seu potencial de utilização. Para ver mais detalhes como os preços, mais imagens e informações mais específicas para compra, clique sobre cada imagem ou em seu respectivo link para visitar a página do produto na Jaguara.com.br.

41 Entendendo uma Mesa de Som (Mixer)As mesas de 4 a 8 canais certamente são suficientes para suprir as necessidades da maioria dos usuários domésticos e amadores. Seja para sua gravação doméstica, para apresentações em sua escola, universidade ou empresa, os equipamentos dentro desta faixa serão mais que suficientes para dar conta do processamento dos mais variados aparelhos, sejam eles de entrada (como microfones, sons de uma apresentação feita pelo computador, de uma mídia em um vídeo player, etc.) ou saída (amplificadores, caixas acústicas e outros equipamentos de reprodução em geral.

Mesa de Som OMX-400 – Oneal
Equalização de 3 vias por canal;
Tecla de equalização turbo loud;
4 entradas balanceadas (P10 ¼);
4 Canais + 1 Auxiliar CD/DVD/MP3-4 RCA;
Controle individual de monitor por canal;
Tecla de pré-escuta (Mon/PFL);
16 Entendendo uma Mesa de Som (Mixer)
Com equalizações de 3 vias para graves, médios e agudos, o modelo OMX-400 da Oneal oferece uma excelente qualidade sonora e uma das melhores relações custo benefício do mercado para os que procuram uma maneira prática e fácil de melhorar a qualidade de suas produções sonoras.

10 Entendendo uma Mesa de Som (Mixer)Voltadas para consumidores que tenham aplicações sonoras mais elaboradas, estas mesas já são úteis para a produção final de materiais digitais, para a gravação de pequenos estúdios e o processamento de sistemas de som mais complexos como a sonorização de ambientes diversos, shoppings, clubes, grandes lojas e semelhantes. É comum que estas mesas já possuam alguns efeitos e outros incrementos mais elaborados para o controle do som, oferecendo muito mais opções e possibilidades de controle e mixagem do sinal sonoro final.

Mesa de Som OMX-12x – Oneal
Equalização de 3 vias por canal;
Tecla de equalização turbo loud;
12 Canais + 1 Auxiliar CD/DVD/MP3-4;
Controle individual de monitor por canal;
6 entradas balanceadas de microfone (XLR);
6 entradas balanceadas de microfone (P10 ¼);
12 Entradas balanceadas de linha (P10 ¼)
Tecla de pré-escuta (Mon-PFL).
25 Entendendo uma Mesa de Som (Mixer)
Também da Oneal, a OMX-12X é um bom comparativo para vermos a diferença entre as mesas pequenas e médias. Com 12 canais, mas tendo também sua versão compacta em 10 canais, a função de balanceamento específico para cada entrada já oferece grandes ganhos de qualidade e mais opções de ajustes e melhorias sonoras.

16 Entendendo uma Mesa de Som (Mixer)Estas mesas já são mais específicas para aplicações profissionais que requeiram equipamentos mais sofisticados para suas produções sonoras. Além dos efeitos e outras características adicionais, os materiais utilizados nestas mesas costumam ser muito mais puros e melhor produzidos, garantindo maior fidelidade e estabilidade aos sons processados. A utilização destas mesas é comum em estúdios de ensaios profissionais, pequenas casas de show, grandes auditórios e afins. Para aplicações mais complexas que estas, como estúdios de grandes gravadoras, cinemas de última geração e salas de editoração e masterização, é comum que grandes mesas de mixagem sejam encomendadas de acordo com as especificidades de uso.

Mesa de Som CMS16 Phanton – Mark Audio
Além das características comuns às outras mesas, este modelo, e praticamente todos os outros da linha de 16 canais ainda possuem:
Controles avançados de ganhos;
Entradas balanceadas para entradas line;
Barramentos auxiliars;
Leds indicadores para as mais variadas funções
Chaves push-button para modos alternativos;
Phanton Power 48V;
Barras gráficas indicadoras;
Construção mecânica robusta.
32 Entendendo uma Mesa de Som (Mixer)
Em relação às mesas mais simples de 4 canais e as médias de 10 e 12 canais, as de 16 canais, como a CMS16 Phanton, são incomparavelmente mais elaboradas. Com barras gráficas, leds e outras indicações, os controles e ajustes finos ficam muito mais exatos, permitindo ganhos e equalizações de maior qualidade. Além disso, as funcionalidades como ganhos e efeitos extras fazem toda a diferença no processamento final do som, evitando distorções, ruídos, descompassos e outros problemas comuns em equipamentos de qualidade mais baixa. É claro que tudo isso só é realmente perceptível em grandes aplicações como as que citamos acima e não quase não interferem em usos mais básicos.

Para conhecer mais sobre o assunto, veja outros artigos sobre Sistemas de Som postados aqui no Jaguara Blog. E se tiver interesse em conferir preços e outros detalhes dos equipamentos listados aqui e de muitos outros, não deixe de passar pela Jaguara.com.br e conferir nosso departamento especial de Áudio Profissional.



14 Comentários. Deixe o seu também!

  1. jorge gomes da silva 9 de fevereiro de 2011 às 6:08 - Responder

    Tentei obter uma foto da mesa de som OMX-12x, de frente em tamanho grande, onde possa obter as ilustrações dos seus comandos, e não consegui.

    Seria possível enviar com os detalhes solicitados?

    Grato,

    Jorge

  2. jorge gomes da silva 9 de fevereiro de 2011 às 6:18 - Responder

    Solicito foto ilustrativa da mesa de som OMX-12x (de frente) e ampliada, pois a divulgada não dá para ver os controles com nitidez.

    Grato,

    Jorge

  3. julio 18 de janeiro de 2012 às 17:04 - Responder

    estou com um problema onde tenho uma mesa 12 canais oneal.e o led vermelho peak do lado master left apos alguns minutos acende sozinho e nao tenho volume deste canal. sera que queimou o canal…qual e a peça responsavel pelo que esa acontecendo…aguardo resposta. obrigado.

    • Eduardo Motta 1 de abril de 2013 às 20:52 - Responder

      com certeza ele esta em curto,,leve para um técnico para revisar e ver se e defeito

  4. leia bastos 11 de abril de 2012 às 13:40 - Responder

    muito legal,easa informações,mito claras,exelente,valeu.

  5. renato lima 22 de novembro de 2012 às 11:38 - Responder

    numa mesa de estúdio para rádio, posso colocar pedra de marmoré na mesa do locutor….

  6. marcelo camaro 16 de fevereiro de 2013 às 7:47 - Responder

    Tenho uma dupla sertaneja. Um tem a voz grava, e o outro aguda. cantamos muitas musicas de munhos e mariano.Temos uma mesa de 8 canais e nunca conseguimos tirar o melhor som , sempre falta alguma coisa .Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.

    • Eduardo motta 1 de abril de 2013 às 20:49 - Responder

      cara tente incorporar a sua mesa um equalizador como insert, talvez melhore o problema

  7. Laleska 20 de abril de 2013 às 22:06 - Responder

    Gostaria de saber o nome do autor do artigo pois faço um trabalho de pesquisa e gostei do seu artigo .
    Obrigada
    estou no aguardo

  8. meizitang 27 de junho de 2013 às 5:45 - Responder

    Entendendo uma Mesa de Som (Mixer) – Jaguara Blog

  9. Humberto Oliveira 23 de julho de 2013 às 18:51 - Responder

    ola estou interessado em comprar a Mesa de Som Oneal OMX10 10 Canais P10, alguem pode me dizer se é boa??confiável? agradeço

  10. Dhony Som 17 de outubro de 2013 às 10:53 - Responder

    Muito bom, meus parabéns

Deixe seu comentário