Tudo para montar seu Som Automotivo

titulo Tudo para montar seu Som Automotivo

Os carros, além de serem um dos veículos mais usados para locomoção em todo o mundo, tornaram-se também um hobbie nas mãos dos entusiastas. E de todas as customizações, tunings, adaptações e até da instalação de diferentes equipamentos, o som automotivo é o foco das atenções.

E apesar de parecer simples quando falamos de som automotivo, a realidade é que a gama de equipamentos e itens que podem ser utilizados é enorme, dando muitas opções de montagem e customização para um melhor resultado final. Hoje, falaremos um pouco sobre todos estes equipamentos e como tirar melhor proveito deles.

Primeiramente, vamos ver um pouco sobre os tipos de projetos possíveis no planejamento da compra e instalação dos equipamentos.

icone Tudo para montar seu Som Automotivo

1 – Trio Elétrico
Ocupando a posição de um dos mais populares projetos, o Trio Elétrico tem por objetivo reproduzir o som para a parte externa do carro. Muito usado para animar festas em ambientes abertos, a reprodução fiel do som a longas distâncias é o principal fundamento em projetos deste tipo.

icone Tudo para montar seu Som Automotivo

2 – Sound Pressure Level ou (SPL)
O SPL é um projeto bem específico, voltado à pressurização dos alto-falantes via potência e solidez sonora. Sua projeção mais comum é direcionada aos apreciadores de músicas eletrônicas, sintetizadas e samplerizadas.

icone Tudo para montar seu Som Automotivo

3 – Som de Alta Fidelidade (Hi-Fi)
Ter um som de boa qualidade é sempre uma preocupação, mesmo para os que não são tão ligados assim aos equipamentos automotivos. Mesmo sem uma clara intenção, muitos acabam projetando um esquema sonoro com base na qualidade e na fidelidade do som para apreciação interna, o que demonstra uma preocupação geral com estes aspectos sonoros.

13 Tudo para montar seu Som Automotivo

Principais equipamentos usados
na montagem de um sistema de som automotivo:

 Unidade Principal / Central

mp3player1 Tudo para montar seu Som Automotivo

A fonte onde o áudio será reproduzido possui muitas características que apesar de sutis, devem ser consideradas como direcionamentos para a definição dos outros equipamentos que virão a compor o projeto sonoro do automóvel. As exceções, para estes casos, são os equipamentos mais sofisticados como os DVD Players, os aparelhos de GPS com multimídia e outras variações.

Os formatos de mídia suportados são quase os mesmos em todos os equipamentos atuais. Do CD, passando pelo MP3 e pelo suporte a dispositivos USB, a maior parte dos reprodutores apresenta um bom desempenho na leitura das mais diversas fontes de áudio.

Um elemento que costuma passar batido pelas considerações é o tipo de saída que as unidades principais / centrais possuem. Como uma das preocupações de mercado é vender produtos de baixo custo, muito da qualidade é perdida, mas se você quiser um resultado final mais que excelente, tenha sempre em mente a escolha de aparelhos que possuam saídas amplificadas ou pré-amplificadas.

icone3 Tudo para montar seu Som Automotivo Saídas Pré-amplificadas: As saídas pré-amplificadas darão um ganho na qualidade e nitidez dos sons. Usadas em conjunto com um amplificador externo, o resultado final é excelente, garantindo altos níveis de fidelidade e distorções extremamente baixas.
icone3 Tudo para montar seu Som Automotivo

Saídas Amplificadas: As saídas amplificadas alimentam diretamente os alto-falantes, diminuindo o risco de distorções em sistemas com muitos cabos e eliminando a necessidade de uso de equipamentos de amplificação externa. Pode ser muito útil em sistemas simples, mas quando utilizadas em grandes projetos, podem limitar um pouco a qualidade do resultado final, especialmente se as saídas de sua unidade central tiverem pouca potência.

icone4 Tudo para montar seu Som Automotivo Atenção: Cuidado com falsas nomenclaturas. A potência de muitos equipamentos, especialmente das saídas amplificadas é dado em PMPO (Peak Music Power Output), uma unidade de medida que não segue padrões específicos de medição. Avalie seus equipamentos sempre em unidades RMS, que são calculadas em um padrão extremamente confiável de medição e potência..

Amplificadores

24 Tudo para montar seu Som Automotivo Há dois tipos de amplificadores no mercado atual – Os Booster e os Mosfet. Os dois seguem o mesmo modelo de fabricação: são usados para a recepção do sinal da unidade principal, sua conseqüente amplificação extra por um processamento interno e o posterior reenvio para os alto-falantes.

Amplificadores Booster: Como já especificado anteriormente, há alguns tipos de unidades centrais que possuem saídas amplificadas ou pré-amplificadas. Os amplificadores Booster são capazes de pegar os sinais pré-amplificados ou totalmente amplificados e dar ganhos de potência ainda mais altos ao som final. Usados com um bom conjunto de falantes, os resultados são excelentes, mas em contraposição, quando usados com falantes não tão bem preparados, podem apresentar distorções, ruídos e falhas de reprodução.

Amplificadores Mosfet: Os amplificadores com tecnologia Mosfet apresentam muito mais rendimento sonoro que os Booster, mas em compensação, não são tão voltados aos imensos ganhos em potência. Mas isto não deve ser uma preocupação se você visa melhor aproveitamento dos equipamentos e na qualidade final do som. Para a compensação dos ganhos no Mosfet, nada que bons módulos secundários não resolvam.

Alto-falantes

Categorizados em 4 gêneros diferentes, os alto-falantes são responsáveis pela reprodução final do som. Separados pela abrangência de faixas de freqüência distintas, há os Subwoofers, Woofers, Mid-Bass, Mid-Ranges e os Tweeters. Muitos dos kits e equipamentos compostos que são vendidos no mercado já tem dois ou até os três tipos de alto-falantes embutidos, sendo uma boa opção para os que querem economizar espaço com o uso de funcionalidades integradas.

31 Tudo para montar seu Som Automotivo Subwoofers: Reproduzindo os sons de mais baixa freqüência que a audição humana pode captar, os subwoofers geralmente reproduzem sons de até 50Hz, sendo os falantes com maior capacidade de reprodução de sons graves.
Woofers: É possível encontrar uma grande variedade de aparelhos Woofers feitos para necessidades e usos especiais, mas os mais comuns, fabricados diretamente para os usuários finais, são direcionados à reprodução de sons graves que tenham sua freqüência localizada entre 50Hz e 4500Hz. 43 Tudo para montar seu Som Automotivo
5 Tudo para montar seu Som Automotivo Mid-bass / Mid-Ranges: Feitos para o preenchimento de sons que estejam entre a faixa dos Woofers e os Tweeters, os Mid-bass funcionam como saída para sons entre 50Hz e 500 Hz, já os Mid-Ranges ocupam a faixa entre 300Hz e 5.000Hz. Capazes de reproduzir praticamente todos os tipos de sons audíveis, os Mid-bass e Mid-Ranges são comumente integrados a Woofers e Tweeters respectivamente, oferecendo uma ampla faixa sonora em um só aparelho. Alguns equipamentos, feitos para melhores desempenhos, são vendidos separadamentes.
Tweeters: utilizados para a reprodução de altas freqüências (variando entre 2.000Hz e 20.000Hz, alguns são até capazes de reproduzir sons acima de 45.000Hz), os Tweeters fazem a saída e o ganho de qualidade em sons agudos e de contrabalanceamento dos graves, sejam eles reproduzidos por Woofers ou Subwoofers. 6 Tudo para montar seu Som Automotivo

Cabos

Muitos projetos deixam os cabos de lado, classificando-os como elementos secundários ou mesmo por serem um tanto caros se comparados aos modelos mais simples que já acompanham a maior parte dos equipamentos. Mas não caia nessa visão simplista. Cabos de qualidade podem ser o diferencial entre um som final de boa qualidade e um de péssima. Não adianta nada investir em bons equipamentos e ter perdas enormes de qualidade por causa de um cabeamento de segunda mão, não é?

Existem 3 tipos de cabos, cada um com uma função diferente de transimssão / alimentação.

icone2 Tudo para montar seu Som Automotivo Baixa Tensão: Os cabos de baixa tensão, que conseqüentemente têm alta impedância (resistência), são usados na transmissão de sinais pré-amplificados da unidade central para a unidade de amplificação, mantendo assim a qualidade das diferentes freqüências até o processamento de seus ganhos finais antes da saída pelos alto-falantes. Devido à sua constituição básica de transmissão, é importante que os cabos de baixa tensão tenham um bom isolamento eletromagnético, evitando interferências, distorções e ruídos externos.
icone2 Tudo para montar seu Som Automotivo Alta Tensão: Os cabos de alta tensão podem ser utilizados tanto para a transmissão de sinais das saídas amplificadas da unidade central até os módulos de amplificação ou dos módulos até os alto-falantes, mas nunca de saídas pré-amplificadas para os amplificadores – isso ocasionaria imensos prejuízos à composição final do som. Por transmitirem os sinais já amplificados, é importante que os materiais internos dos cabos, como o cobre, por exemplo, sejam o mais puros quanto seja possível, preservando a integridade dos sinais e a qualidade de transmissão pelos filamentos.
icone2 Tudo para montar seu Som Automotivo Alta Corrente: Os cabos de alta corrente são de uso exclusivo para a alimentação elétrica dos módulos de amplificação. É claro que a qualidade aqui também é importante, principalmente para evitar curtos e outros acidentes elétricos. No entanto, o elemento principal a ser observado na instalação deste tipo de cabo é a dimensão da bitola em proporção à potência nominal dos amplificadores e ao distanciamento entre as conexões feitas.

Acessórios e elementos de apoio

Pode ser que na instalação de um grande projeto seja necessário o uso de equipamentos auxiliares como baterias, disjuntores, fusíveis e megacapacitores.

7 Tudo para montar seu Som Automotivo
Baterias: Sistemas de grande potência podem consumir muita energia e é possível que o uso de uma bateria secundária seja necessário. Para não nos alongarmos muito no assunto, basta saber que existem baterias de prata, gel e outras de longa duração e vida útil para o uso pesado do som automotivo.

Disjuntores e Fusíveis: Os Disjuntores e Fusíveis são necessários para a segurança de qualquer circuito elétrico, no entanto, são categorizados como secundários ou de apoio por não terem muitas especificidades. Universalmente, os fusíveis protegem a integridade dos circuitos contra sobregarcas e os disjuntores funcionam como interrupções forçadas da corrente, prevenindo danos maiores como curtos incendiários e a inutilização dos cabos e equipamentos.

Megacapacitores: Mesmo com baterias de apoio, é possível que a corrente fornecida não seja suficiente. Assim, os megacapacitores são utilizados como fontes alternativas de corrente, suprindo toda a carga necessária e evitando sobrepicos ou subcargas do sistema elétrico.

Há ainda muitos outros equipamentos e acessórios que podem ser usados na montagem de bons sistemas sonoros para automóveis. Para ver mais detalhes, conferir os preços, condições especiais de parcelamento e muito mais em equipamentos automotivos, acesso nosso departamento de produtos especialmente voltado para automóveis. Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer um comentário, entre em contato conosco, deixe um Scrap ou mande seu Tweet para  @Jaguaraonline.




44 Comentários. Deixe o seu também!

  1. Som Automotivo 17 de agosto de 2010 às 5:49 - Responder

    Sem dúvida um dos melhores posts que acheina web com dicas de como montar um som automotivo de qualidade.

    • Rd som 30 de outubro de 2012 às 13:52 - Responder

      verdade… Muito bom este site
      Meu som está muito bom graças a esse site
      VlW ……..

    • aleson 18 de março de 2013 às 22:47 - Responder

      Quero montar um som com 2 Subwoofer Selenium 12´´ 300WRMS Bobina Dupla de 2+2 Ohms 14A-DVC)
      (4 CORNETA SELENIUM HL 14-50N (HL14-50)
      ( 2 Super Tweeter ST400 TRIO SELENIUM 150WRMS)
      Quero saber qual modulo devo usar

  2. Douglas 30 de novembro de 2010 às 14:30 - Responder

    Ola boa tarede, estou com uma duvida…..

    tenho instalado em meu carro doisa falantes de 75w um em cada porta, no porta malas tenho uma caxa selada com dois sub de 4 ohms 150w cada um… tudo isso na potencia:

    RS-4210AMP Roadstar

    AMPLIFICADOR MOSFET CLASSE "AB"

    4 canais de 70 watts rms em 4 ohms estéreo

    4 canais de 95 watts rms em 2 ohms estéreo

    2 canais de 138 watts rms em 4 ohms bridged

    Potência máxima 840 watts pmpo

    minha duvida é como faço pra ligar quatro corneta 100w, e dois twiter 8 ohms?????

    tem como ligar um par de duas cornetas e um twiter juntos?

    desde ja grato…..

    estou no aguard abrç……

  3. Bruno 26 de janeiro de 2011 às 10:19 - Responder

    O.O o melhor site de som automotivoo q ja visitei..

    e olha q precuroo sempre sites assim pois soh apaixonadoo por

    som automotivo..parabens pelo site.brigadoo!

  4. Som Automotivo 11 de fevereiro de 2011 às 21:17 - Responder

    Valeu pelas dicas!

  5. Micha Barton 8 de abril de 2011 às 0:46 - Responder

    Pow, mando bem parceiro ! sabe onde vejo certinho a definição de cada um ?

  6. Daniel 11 de abril de 2011 às 21:39 - Responder

    É ficou bom o post. Parabéns!

  7. Aprendendo a montar 21 de abril de 2011 às 6:40 - Responder

    Um site excelente para pessoas que não têm muita noção sobre montar um som de boa qualidade, que até é o meu caso. Me ajudou muito a tirar algumas dúvidas.

  8. anderson 9 de junho de 2011 às 16:40 - Responder

    O site é esclarecedor e divulga o que muitos nem poderiam saber que existia em um som. Parabéns!

  9. Eric 23 de junho de 2011 às 12:51 - Responder

    Eu estava procurando há tempos informações como estas. Tudo completinho e com detalhes técnicos bem explicados. Parabéns Jaguara.com.br!

  10. ronaldo 16 de agosto de 2011 às 16:22 - Responder

    Douglas, ponha potência, aí sim ficará bacana!

  11. Valber 31 de agosto de 2011 às 6:54 - Responder

    É possivel colocar uma bateria extra somente para o som do carro ??

  12. Tiguar - Jaguara.com 31 de agosto de 2011 às 10:24 - Responder

    Valber, é sim. Basta ir até uma empresa especializada que eles terão competência total para fazer as adaptações. Não se esqueça de conferir os preços, modelos e condições especiais de pagamento na Jaguara.com.br! http://www.jaguara.com.br/listagem.php?catid=112

  13. fábio 25 de setembro de 2011 às 10:56 - Responder

    melhor post que achei

  14. jacson rodrigues 29 de setembro de 2011 às 10:46 - Responder

    Cara, gostei muito.. valeu pelas informações…….

  15. Higor Sakamoto 17 de outubro de 2011 às 7:02 - Responder

    Muito bom mesmo o blog, gostei demais!

  16. diego falquetto 26 de outubro de 2011 às 7:25 - Responder

    muito bom esso que eu lir vcs estao de parabens…

    valeu msm.

  17. thalisson 17 de novembro de 2011 às 12:02 - Responder

    quero saber quais os principais elementos para um som potente!!! tipo alto falante,cornetas……

  18. Tiguar - Jaguara.com 17 de novembro de 2011 às 13:15 - Responder

    Thalisson, temos outro artigo, já revisado, ampliado e atualizado sobre o mesmo assunto. Por favor, visite este link para ter mais informações -> http://blog.jaguara.com.br/guia-de-som-automotivo

  19. leandro lagares 29 de novembro de 2011 às 19:52 - Responder

    gostei muito desse site e desse post. mas como vcs sabem eu gostaria de montar um som barato mas de qualidade se possivel com um subwoofer atras dois woofers nas portas da frente duas cornetas e dois twiters e uma potencia ou amplificador ou modulo para que seja de qualidade o som se vcs podessem me dar marcas e opções ficaria muito agradecido. espero resposta

  20. iranildo 19 de janeiro de 2012 às 19:14 - Responder

    achei muito legal o post,eu tenho dois tornados de 18 1100wrms cada um e queria saber a bitola do cabo que eu deveria usar,se puder me responder eu agradaço

  21. João 17 de maio de 2012 às 13:48 - Responder

    Parabéns pelo site.
    Comprei chegou rapidinho e ainda ganhei brindes. Obrigado.

  22. Pablo Almeida 24 de maio de 2012 às 14:07 - Responder

    Curtí muito este post! Gosto muito de peças de som automotivo!

    Até mais!

  23. anderson trindae 1 de julho de 2012 às 0:31 - Responder

    eu tenho 2 Selenium Midbass 12MG1400 12" 700WRMS 8ohms e 4 Driver Selenium Fenólico D405 Trio 150w Rms 8 Ohms
    e queria saber qual melhor modulo e potencia para usar nesse som ,e quero saber se assim o som fica bom

  24. yranildo mozart 10 de agosto de 2012 às 18:13 - Responder

    Tenho em casa dois autofalantes de 15 p, dois de 12 p, dois de 10 p, tenho 04 tWiter e cornetas. Quero fazer um som para meu carro, queria ver se alguem pode me ajudar a me dizer como faço para liga-los somente isso. que o restante eu providencio por favor.

  25. Davide 23 de setembro de 2012 às 16:04 - Responder

    oi pessoal tenho um Land Rover Range Rover 2.5 DSE e gostava que me dessem umas dicas para colocar um som maneirinho nele pois quero que todo o mundo fique olhando quando passo!!! Preciso de um som completo desde rádio tweeters subwoofers amplificadores baterias etc… pois quero encher de som dinheiro não é problema espero resposta!!!

  26. wagner 28 de setembro de 2012 às 16:09 - Responder

    olá montei um som de propaganda volante, so que queria deichar independente em relação ao som interno. o que faço?

  27. tarcinho nascimento 12 de outubro de 2012 às 19:44 - Responder

    pow veio tenho 2 subwoofers 15' 550 rms bobina dubla 2 corneta 2 tweeters.Qual e o modulo ideal para por esse? para mim ter 1 som de boua qualidade.tenho 1 modulo de 10000 watts botei ele nos altofalantes mais nao ficou bom como eu faco?

  28. deel 23 de outubro de 2012 às 20:32 - Responder

    tbm achei legal esse site pq nao sei muito d som quero montar um som na minha parati 85 quero por 2 alto falantes de 15 e 6 jarrao oq eu coloco pra completa um som legal da uma ideia ai te mais

  29. Wilson 3 de dezembro de 2012 às 12:49 - Responder

    Boa tarde.

    Pessoal me ajudem. Tenho instalado no meu carro (Fiesta Sedan) 2 Sub Pioneer Champion TS-w309 d4, 4 Drives Roadstar RS 215D, 2 Tweetr RS 230 ST e 1 Par de Altos duas Vias na frente da Napoli. Módulo SSL EV4 2.400 RMS – os Subs estão ligados em dois canais no Modo "low pass", os outros dois canais estão os Drives, tweeters e altos em modo High pass. Porém é notavel um som grave e outro agudo, não tenho som intermediários. Tem uma dica para montar esse som?

  30. edmilsone romeiro 7 de dezembro de 2012 às 10:55 - Responder

    file e a primeir vez file mesmo o meu ta quaze pronto
    vi as dicas ai
    valeu

  31. jhony 8 de maio de 2013 às 21:02 - Responder

    alguem poderia me ajudar pfv !
    vou colocar 6 drives jbl selenium d250 trio 200 watts rms kda !
    2 subwoofer dd 15 polegadas 1500 watts rms kda !
    qual modulo usaria para as cornetas e para os sub

    • Francieli 9 de maio de 2013 às 10:22 - Responder

      Bom Dia Jhony! recomendamos o amplificador:AMPLIFICADOR 2X375 RMS http://goo.gl/1V3iT e para os alto falantes: MÓDULO DE POTÊNCIA ICE http://goo.gl/erGpk. Confira, estão com ótimos preços aqui na Jaguara!

  32. Anastacio Luimbi 13 de junho de 2013 às 2:07 - Responder

    Expero melhorias significativa…

  33. Lula 22 de junho de 2013 às 18:48 - Responder

    Olá!
    Tenho um corsa Classic e gostaria de montar um bom som. Estes equipamentos são bons e compatíveis?
    DVD PIONEER AVH – 5480DVD
    2 AUTO FALANTES PIONEER TS – A 1304 C 6×6 PARA AS PORTAS
    2 AUTO FALANTES PIONEER TS – W 310 S 4 12 POLEGADAS
    4 DRIVER D 405 TRIO COM CORNETA ORIGINAL HL 14-50 150 WRMS SELENIUM
    2 SUPER TWEETER HINOR HST 600 TRINYUM 300 W
    1 MEGA CAPACITOR DIGITAL SSL 10 FARAD CAP 1.000 ATÉ 10.000 W RMS
    1 MODULO AMPLIFICADOR STETSOM 2K5 3300W
    2 PARES DE CABOS RCA TARAMPS 5 METROS DUPLA BLINDAGEM PRATA SOM STEREO

    • Francieli 25 de junho de 2013 às 9:13 - Responder

      Olá, Os equipamentos que você aprensentou são todos compátivais, porém, você irá precisar de mais um módulo para tocar as cornetas!

  34. Anderson Silva 22 de outubro de 2013 às 23:23 - Responder

    Pessoal sou leigo no assunto referente a som automotivo e pesquisando na net, por acaso, encontrei esse site com ótimas informações a respeito. Comprei um carro e gostaria de instalar um som básico, porém de qualidade. Ainda não sei o que devo comprar. Imagino que uma fonte com saída usb e dvd, mais 4 auto falantes sejam suficientes. Preso muito pelos sons instrumentais clássicos, que eu possa distinguir os sons graves, médios e agudos, de preferência um som interno e suave. Conto com a experiência dos amigos do Jaguara Blog e parabenizo o site pela qualidade das informações.

Deixe seu comentário